sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia Nacional do Chef de Cozinha


Do dicionário, che.fe sm (fr chef) 1 Indivíduo que, entre outros, tem a autoridade ou a direção. 2 Capitão, caudilho. 3 Empregado ou funcionário encarregado da direção ou supervisão de uma secção, departamento, repartição e co.zi.nha sf (lat cocina) 1 Compartimento onde se preparam os alimentos. 2 Arte ou maneira de preparar os alimentos.
Assim sendo, o chef de cozinha nada mais é do que o indivíduo que tem a autoridade no compartimento onde se preparam os alimentos, ou podemos dizer também que é o capitão da arte de preparar alimentos, ou ainda o funcionário encarregado de supervisionar uma brigada e a maneira como são preparados os alimentos. Deixando o dicionário de lado, e pegando o calendário, hoje,  13 de maio,  é o dia nacional do Chef de Cozinha, o profissional que enche nossa vida de sabor.
Ele, que muitas vezes fica escondido nas cozinhas de restaurantes, mas se mostra muito presente no nosso paladar,  costuma ser bem criativo, e ter espírito de equipe, mas a homenagem que a Alta presta hoje nessa sexta-feira 13 chuvosa, é para todos vocês chefs do Brasil, que além de colocarem sabor, cor e prazer na vida de muitos, acredito que possuem uma grande influência em diversas cozinhas, cozinheiros, e inclusive a pessoas que às vezes nem pensavam em se arriscar na cozinha.

Os chefs transformam, a culinária, e o simples ato de se alimentar em verdadeiras obras-de-arte, não é à toa que a gastronomia despertou sensibilidade e influência na obra de grandes filósofos pintores, e músicos de todos os tempos. Por isso, nessa sexta-feira 13, se permitam prestigiar um chef, ou até mesmo se tornarem chefs por um dia, mas transformem esse dia chuvoso em algo muito colorido, saboroso e divertido, algo que um belo prato pode trazer para todos vocês, e comemorem junto com esse incrível “domador de cozinhas”.

Fonte: http://gastronomiaevinho.wordpress.com/


Parabéns aos meus professores que admiro muito... Carol, Marcelo, Rita, Ana Elisa, Fernando... Aos meus amigos e futuros chefs!!!












Um comentário:

  1. Olá,
    Sou o Allan,e gostaria de te convidar para participar do meu blog e fazer uma entrevista sobre " Receitas Saudáveis".
    Se a senhora me seguir e aceitar a entrevista ficarei muito grato .
    Obs do link :http://oqvcprecisaparaviver.blogspot.com/
    Obrigado .

    ResponderExcluir